Sopé
O Sopé é o ângulo formado pela inclinação da roda em relação à vertical.
Se o topo da roda estiver inclinado para o lado de fora, designa-se POSITIVO.
Se o topo da roda estiver inclinado para o lado de dentro, designa-se NEGATIVO.
Será NULO se a roda estiver na vertical
Algumas características relacionadas:
- Isolamento da estrada
- Estabilidade direccional
- Desgaste dos pneus
Sopé nulo | Sopé positivo | Sopé negativo |
Avanço
O avanço é o ângulo formado pela inclinação do eixo de direcção em relação à vertical, isto no sentido longitudinal da viatura.
O Avanço é POSITIVO quando o topo do eixo está inclinado para trás.
O Avanço é NEGATIVO quando o topo do eixo está inclinado para a frente
Algumas características relacionadas:
- Estabilidade direccional
- Retorno da direcção
Avanço nulo | Avanço positivo | Avanço negativo |
Convergência Total
A Convergência Total é o ângulo formado pelo prolongamento de duas linhas representativas dos planos das duas rodas.
A Convergência Individual é o ângulo formado pelo plano de uma das rodas e a "linha de impulso" ou "linha central do veículo".
Algumas características relacionadas:
- Equilibrador de esforços mecânicos
- Desgate dos pneus
Convergência nula | Convergência positiva | Convergência negativa |
KPI e Ângulo Incluído
O KPI é o ângulo formado por uma linha que passa pelo ponto de rotação inferior e superior do eixo de direcção em relação á vertical no sentido transversal da viatura.
Algumas características relacionadas:
- Isolamento à estrada
- Estabilidade direccional
- Menor Avanço/Sopé
Ângulo Incluído
O ângulo incluido é a soma do KPI e do Sopé.
Algumas características relacionadas:
- Ângulo de diagnóstico muito importante tendo como objectivo diagnosticar possiveis empenos
KPI | Ângulo Incluído (AI) | Diferencial de AI |