Alinhamento de Direcções - Geometria de Suspensões

Sopé

O Sopé é o ângulo formado pela inclinação da roda em relação à vertical.
Se o topo da roda estiver inclinado para o lado de fora, designa-se POSITIVO.
Se o topo da roda estiver inclinado para o lado de dentro, designa-se NEGATIVO.
Será NULO se a roda estiver na vertical

Algumas características relacionadas:

  • Isolamento da estrada
  • Estabilidade direccional
  • Desgaste dos pneus
Sopé nulo Sopé positivo Sopé negativo

 

Avanço

O avanço é o ângulo formado pela inclinação do eixo de direcção em relação à vertical, isto no sentido longitudinal da viatura.
O Avanço é POSITIVO quando o topo do eixo está inclinado para trás.
O Avanço é NEGATIVO quando o topo do eixo está inclinado para a frente

Algumas características relacionadas:

  • Estabilidade direccional
  • Retorno da direcção
Avanço nulo Avanço positivo Avanço negativo

 

Convergência Total

A Convergência Total é o ângulo formado pelo prolongamento de duas linhas representativas dos planos das duas rodas.
A Convergência Individual é o ângulo formado pelo plano de uma das rodas e a "linha de impulso" ou "linha central do veículo".

Algumas características relacionadas:

  • Equilibrador de esforços mecânicos
  • Desgate dos pneus
Convergência nula Convergência positiva Convergência negativa

 

KPI e Ângulo Incluído

O KPI é o ângulo formado por uma linha que passa pelo ponto de rotação inferior e superior do eixo de direcção em relação á vertical no sentido transversal da viatura.

Algumas características relacionadas:

  • Isolamento à estrada
  • Estabilidade direccional
  • Menor Avanço/Sopé

Ângulo Incluído

O ângulo incluido é a soma do KPI e do Sopé.

Algumas características relacionadas:

  • Ângulo de diagnóstico muito importante tendo como objectivo diagnosticar possiveis empenos
KPI Ângulo Incluído (AI) Diferencial de AI